Monday, October 17, 2016

Hambúrguer de couve-flor e picão brancO

.oi?.



Picão branco? Sim. Vou te contar como fazer uma receita deliciosa com ele!!!

Final de semana retrasado aconteceu a feirinha agroecológica do Sesc Sorocaba, em função da programação do Dia Mundial da Alimentação, e foi muito legal participar. No sábado preparamos uma Barraca de Receitas onde nada era vendido, mas oferecido.

O preparo que fez mais sucesso definitivamente foi o hambúrguer de picão branco, te conto. Até as crianças gostaram, acabou, comeram tudo, tudinho. O produtor Jefferson Parra me presenteou com algumas Pancs, entre elas o picão branco. Confesso que nunca havia experimentado... e gostei, tem um gostinho suave e bom! Quando ele me deu picão pela manhã comentou que fazia chá com ele, então chegando em casa procurei em um livro que era da minha Vó e descobri que o picão é bom para alergia e enfermidades da pele, então preparei um chá para provar seu sabor ;D
Muito interessante, em casa tem tanto picão e nem usamos, tem dia que o Banzé chega cheeeeeio de picão na juba, nada como ganhar um presente de um produtor. Obrigada Jefferson, a vida vai te presentear em dobro!

(separamos as florzinhas e deixamos para o público decorar o mini-hambúrguer na hora)

Te conto a receita:

Hambúrguer de couve-flor e picão branco 
*vegan

1 couve-flor pequena ralada (crua)
1 xícara de quinoa em grão
1 xícara de folhas de picão
Folhas de manjericão
1/2 xícara de ramos jovens de picão (parte aérea e menos fibrosa) picados
1 cebola em rodelas
Noz moscada
Sal
5 colheres de sopa de Azeite de Oliva extra virgem
Farinha de mandioca

1. Lavar bem a quinoa para retirar a saponina, cozinhar em água até ficar "papa", adicione o sal somente após o cozimento.
2. Em uma frigideira doure a cebola até ficar dourada, adicione o manjericão e as folhas e hastes do picão, mexa e desligue o fogo.
3. Misture todos os ingredientes e forme uma massa, adicione a farinha de mandioca aos poucos até dar liga, ajuste o sal, adicione a noz moscada e prove. Forme hambúrgueres e doure todos eles, ambos os lados, em uma frigideira de ferro com um fio de azeite. Sirva com as florzinhas do picão e molho de tomate.


No comments: