Saturday, October 22, 2016

Cenoura assada com cominho e pimenta jamaica + beldroega

.miam.


Outro preparo que oferecemos na nossa Barraca de Culinária Criativa foi a cenoura assada com cominho que foi servida com folhinhas de beldroega, o pessoal adorou.
Para a degustação na barraca montamos uma espécie de canapé no palitinho, ficou bem prático.
Uma outra sugestão é servir a cenoura assada, em rodelas, misturada com as folhinhas de beldroega crua, fica uma espécie de salada morna, bem gostosa.

Mas o que é beldroega?
Portulaca oleracea L.

Ela é um matinho que o pessoal também classifica como Panc e que nasce espontaneamente. A beldroega tem umas sementinhas pretas super interessantes que também podem ser utilizadas na culinária:



 Neste dia usamos a cenoura cultivada pelo Jefferson de Porto Feliz e a beldroega do produtor Willian do assentamento Bella Vista de Iperó. Mas não precisa ir tão longe para conseguir beldroega, depois que você conhece é fácil de reconhecer pelos matinhos que nos cercam. A folha é suculenta e tem um gostinho suave, o miolo é bem úmido e o formato também é bem delicado, perfeita para decorar saladas e afins.

Olha como ela nasce espontaneamente aqui no jardim de casa:


Vamos para a nossa receita? 

CENOURA ASSADA COM COMINHO E PIMENTA JAMAICA + BELDROEGA
(4 porções)

5 cenouras médias cultivadas sem agrotóxico
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de café de pimenta jamaica em grão
1 fio generoso de azeite de oliva extra-virgem
Sal
Folhas de beldroega 

1. O primeiro passo é preaquecer o forno a 180 graus.
2. Descasque a cenoura e corte-as em rodelas de 1,5 cm, coloque em uma forma e polvilhe o cominho e a pimenta recém triturada*, adicione o azeite e mexa bem para que as cenouras fiquem cobertas com o óleo e os temperinhos. Leve ao forno e asse até a cenoura ficar bem dourada, mexa de vez em quando, retire do forno e finalize com sal.

*Gosto de triturar no pilão de pedra, mas pode ser na faca ou no moedor de pimentas, o que vale é triturar na hora pois faz toda a diferença!!!

Para servir com palitinhos em dias de festa:
Pegue um palitinho de dente (a Gina) e espete uma folha de beldroega e em seguida uma rodela de cenoura assada, repita o processo com o restante das rodelas e disponha em um prato bem bonito.

Para servir como salada: 
Disponha as cenouras em uma cumbuca e adicione as folhas da beldroega, o quanto desejar, mexa bem e sirva.

No comments: