Sunday, April 3, 2016

Lassi de manga com cardamomo

.da série delícias de um liquidificador.

Neste último sábado dei uma aula de culinária no Sesc Sorocaba para o grupo Juventudes, a  oficina que trabalhou temas polêmicos em forma de receitas faz parte da programação especial deste mês de abril "É tudo mentira?".

As receitas trabalhadas em aulas causavam estranhamento, mimetismo ou eram vítimas de tabus. O mito de que manga com leite é prejudicial a saúde, muito comum no Brasil, foi criado durante o período colonial para evitar que os escravos consumissem leite nas fazendas, e como os escravos consumiam muita manga os fazendeiros criaram este mito para tentar impedir o consumo do leite. Para esclarecer o tabu de que a mistura não faz mal preparamos e  provamos uma deliciosa e tradicional receita indiana, o lassi de manga com cardamomo. Para quem ainda não conhece a receita te conto, é fácil:

****
Lassi de Manga e Cardamomo

(2 copos)

250 ml de iogurte natural sem açúcar
1 manga grande madura, ou 2 pequenas
2 bagas de cardamomo

1. Descasque a manga, descarte o caroço e coloque em um liquidificador junto com o iogurte.
2. Abra as bagas de cardamomo, descarte a casca e coloque as sementes com os demais ingredientes, processe tudo até ficar cremoso e sirva.
*Se preferir adicione 100 ml de água para ficar mais leve.
**Se não encontrar sementinhas de cardamomo prepare sem, também fica bom com uma pitadinha de noz moscada.

Também preparamos e degustamos preparos tradicionais que são comuns em algumas culturas mas que em outras causam estranhamento como doce de feijão e o consumo de mamão verde em pratos salgados. Desvendamos o mito de que comer bolo quente não dá dor de barriga e experimentamos uma bebida que parece café mas é cevada.



No comments: