Monday, April 4, 2016

Cozinhando no forno solar - a primeira experiência

.delícias bronzeadas.

Oi pessoas!!! Escrevo para contar da experiência  interessante que é usar um forno solar para cozinhar.
Já faz um bom tempo que eu queria um forno deste e no fim do ano passado decidi investir, principalmente para poder desenvolver as receitas de granola com ele também. Temos um desidratador elétrico Excalibur para desidratar flores, ervas e preparar receitas de culinária viva mas sempre questionei o seu uso excessivo de energia elétrica, me incomoda, e lá no fundo da mente o forno solar pulsava.

A primeira receita cobaia foi a Granola do Sol que no fim deu super certo para uma primeira tentativa. Coloquei a granola para assar  13:15 e até 16:00 fui mirando o sol, assim que parei de buscar o sol deixei o preparo dentro do forno por mais meia hora. É muito interessante pois a energia muda e o tempo se estende, é muito legal. Esta semana pretendo preparar mais algumas receitas de granola nele para livro Paz, Amor e Granola que esta sendo financiado pelo Catarse.

Apesar de desenvolver as últimas receitas no forno solar  vale lembrar que elas também são aptas para o forno convencional.

Olha a Granola do Sol como ficou bonitinha:


Ela dorou de leve e no fim deixou escapar um cheirinho irresistível do forno. O Sol é uma energia super poderosa e ainda pouco explorada na cozinha, até hoje o sol é mais usado para desidratar alimentos (que também é muito legal) mas o forno possibilita a maior concentração de calor para preparos mais complexos, não vejo a hora de fazer um pão fermentado! Já estou fazendo o fermento novamente pois o meu morreu durante o tempo em que fiquei viajando, vamos lá! Avante! Sol por enquanto não falta!!

A Granola do Sol foi servida com fatias de caqui maduro e um creme de manga:

1 manga madura + suco de 1 limão cravo + 2 sementes de cardamomo (sem a casca)

Para a granola procurei usar ingredientes que se relacionam bem com o sol como amaranto, semente de girassol, óleo de coco, cúrcuma, semente de cacau e outros.

O projeto Granola esta na última semana de captação e para garantir um exemplar, digital ou impresso, confiram mais informações aqui.

1 comment:

plenosol said...

Fantástico Rita!
É ótimo vêla aproveitando seu CATASSOL!
Estou a disposição para lhe ajudar no uso.
A granola ficou linda, adorarei ver fotos do forno solar em ação!
Abraço
Nicolau
http://plenosol.com