Wednesday, April 22, 2015

Pudim little crazy

.vai encarar?.


Recentemente fiz algumas ilustrações e pinturas para o Little Crazy blog e simplesmente amei fazer.

As meninas do Little Crazy, a Ana e Marza, também me convidaram para inaugurar a seção nourish e foi aí que nasceu este pudim.  Já que o blog é super feminino escolhi usar o arroz como base da receita pois é um ingrediente que simboliza a fertilidade e segundo o ayurveda o grãozinho é super nourishing e contribui para o paladar doce, além de ser leve e suave. É isso.

Aproveitei a deixa do blog e fiz uma sobremesa little crazy, com uma apresentação bem colorida mas gosto suave e um pouco exótico. É um pudim de coco e arroz servido com coulis de fruta da época, no caso a goiaba.

Uso a amburana e a baunilha mas se não encontrar as sementes de amburana substitua por sementes de cardamomo. 
Olha as sementinhas da baunilha que linda:





Pudim Little crazy

½ xícara de arroz cateto polido orgânico (usei um da Solst) hidratado por uma noite em ¾ xícara de água
1 coco fresco
500ml água
Mel* ou 50g açúcar demerara orgânico
10 sementes de amburana **
¼ de fava de baunilha (usar somente as sementes) ou 1/2 colher de café de extrato natural de baunilha***
Raspas de 1 limão

Coulis
4 a 6 goiabas maduras****
Limão siciliano ou tangerina 
Mel,  se a fruta não estiver estupidamente doce

Decoração
Frutas da época (usei limão, blueberry e casca de goiaba)
Flores comestíveis (usei  flor de erva doce)

*Se for usar o mel fique atento com suas propriedades que se alteram a partir de 60 graus.
**Fácil de encontrar em casas de ervas tradicionais. 
***Para usar corte ao meio de comprido e, com uma colher de café raspe as sementes na tua receita. Guarde a fibra sem as sementes e use, em pedacinhos, triturada no teu suco de mamão, framboesa, manga, graviola...
****Se não for época experimente manga, framboesa, amora ou outra fruta doce.

  1. Processe o arroz com a água do demolho em um liquidificador por alguns minutos, reserve.
  2. Ferva metade da água com as  sementes de amburana por 2 minutos, desligue o fogo e tampe, deixe infusonar por cerca de 10 minutos. Descarte as sementes e misture com o restante da água (deve ficar morna). Abra o coco fresco, se não souber confira aqui, rale e bata no liquidificador com a água morna de amburana até ficar bem cremoso.
  3. Em uma panela de fundo grosso aqueça o creme de coco e adicione o arroz reservado, as raspas de limão e a baunilha, mexa bem com uma colher de pau. Assim que ferver abaixe a chama e cozinhe em fogo baixo até ficar cremoso e desprender do fundo da panela, se necessário adicione um pouco de água. Se optar por usar açúcar adicione ao preparo no meio do cozimento e mexa até dissolver por completo, se optar por usar mel deixe o preparo esfriar até ficar morno e adicione mel a gosto.Unte 6 forminhas individuais com óleo de coco e preencha com o preparo. Leve ao freezer até ficar firme.
Coulis

Corte a goiaba ao meio e separe a polpa da casca, retire possíveis bichinhos. Coloque a polpa com um pouco de suco de limão no liquidificador e bata até ficar cremoso, passe por uma peneira e descarte as sementes, reserve. Se preferir adoce.

Decoração

Em uma panela com água fervente e suco de 1 limão branqueie as cascas de goiaba. Coloque a casca na água e deixe por 30 segundos aproximadamente, retire e de um choque térmico para cortar o cozimento, a casca deve ficar com cor viva e textura consistente, misture com rodelas de limão. 

Finalização

Coloque o coulis de goiaba na base de um prato, cuidadosamente desinforme os pudins e disponha sobre a goiaba. Se houver dificuldade passe um pano de água quente na forminha que ele solta. Decore e sirva.
Se quiser sofisticar, ainda mais, teu pudim little crazy use 300ml de leite de coco + 300ml de creme de leite fresco.















 ps: fotos de iphone

1 comment:

Ana Laura Mosquera said...

Hummm... deu água na boca! O Pistache Gourmet vai testar e mandar a foto =)