Monday, October 13, 2014

Moqueca alucinógena

.ops!.



Fui chamada para cozinhar em Cotia pela segunda vez na vida, o motivo? Comemoração de 20 anos da empresa Harmonia. O cardápio foi bem brasileiro e sugeri a moqueca pois é um preparo que adoro fazer e combina com ocasiões especiais.

A moqueca é uma herança indígena e perfeita em um clima tropical e quente. No livro  Comidinhas Vegetarianas, editado pela Publifolha sugiro a receita da moqueca de banana da terra e é bem parecida com esta aqui que usamos cogumelos.

A moqueca

A moqueca tradicional leva como personagem principal o peixe, mas para quem opta por um dieta vegetariana pode trocar  por outros ingredientes tropicais como caju, banana, jaca, pupunha, mas desta vez optei por algo que me alucina, os cogumelos. A dica é escolher uma variedade com tamanho pois enriquece a estrutura da tua moqueca e o cogumelo não corre o risco de se perder entre os ingredientes coadjuvantes. 
Gosto sempre de deixar o ingrediente principal  marinar antes de entrar para a panela de barro. O cogumelo com sua consistência esponjosa e delicada tem uma boa capacidade de absorção, por isso é perfeito para marinar e trazer sabor na sua moqueca. Fica divino. Usei o shiitake mas acredito que deve ficar maravilhoso com a variedade portobelo e outros que ainda não conheci.
O shiitake não é um cogumelo alucinógeno, mas teu sabor fica alucinante.
Preparado(a)?




Segue a receita:
*sem glúten
**sem lactose

2 bandejas de cogumelo shiitake
2 cebolas roxas em rodelas
1 pimentão vermelho em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
10 tomates maduros sem as sementes em tiras
Ervas a gosto (usei coentro, salsinha e manjericão)
2 un de limão cravo
Pimenta fresca de sua preferência, eu sempre uso dedo de moça
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo de coco
500 ml de leite de coco caseiro
sal a gosto (usei sal do Algarve)

1. Antes de tudo prepare os cogumelos: não lave e se necessário passe um guaradanapo. Retire a base mais dura dos cabinhos e descarte, misture os cogumelos com os dentes de alho amassados, suco de limão, pimenta sem semente picadinha e coentro picado. Deixe marinando por cerca de 30 minutos, não coloque sal.
2. Aqueça uma panela grande de barro e derreta o óleo de coco. Doure levemente a cebola e os pimentões, misture com o tomate, manjericão e sal, reserve.
3. Monte a moqueca! Coloque na base uma camada com 1/3 do refogado de pimentão e em seguida uma camada com metade dos cogumelos salpicando sal, coloque mais uma camada de pimentões, uma de cogumelos e termine com o refogado.
4. Aqueça o fogo e assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar semi tampado por 15 minutos, adicione o leite de coco e cozinhe por mais 5 minutos. Se os tomates estiverem deliciosamente maduros e úmidos você consegue adicionar o leite de coco no fim, mas se estiverem verdes e secos melhor adicionar antes.
5. Finalize com azeite e salsinha picada.
5. Sirva com arroz, farofa e salada!

Outras sugestões de moqueca aqui no blog:


E aí como você prepara tua moqueca?


2 comments:

Amanda said...

Olá, Rita! Adorei a sua alucinante moqueca de shiitake e enquanto eu lia a receita me ocorreu a paella, tirando os ingredientes típicos de moqueca(leite de coco, coentro)e acrescentando os de paella (açafrão, arroz) será que fica legal?... A moqueca que eu mais gosto é a de banana da terra, receita do seu livro. Beijos

Rita Taraborelli said...

Oi Amanda tem que experimentar, eu vou provar! Ganhei um açafrão de presente, só falta o arroz... beijos!