Wednesday, May 21, 2008

Full Moon Smoothie


Smoothie

Uma bebida, de origem californiana, que se tornou popular nos anos 60 com a onda da alimentação vegetariana e macrobiótica.

Em que consiste?

A base de frutas, lembra a consistência de um milk shake. Pode levar iogurte, leite, leite vegetal ou outros complementos que enriqueçam a bebida.
Um amigo nova iorquino dividiu comigo 2 receitas de smoothies para encarar uma grande cidade.
São super energéticos, praticamente uma refeição.

Smoothie do Scott

n.01
Suco de laranja
Aloe vera (babosa)
Goji berries*
1/4 abacate
Semente de linhaça

n.02
Açaí
Cacau em pó e sementes
Raiz de maca**
Agave nectar
Framboesa congelada
Água

Bater tudo no liquidificador até ficar bem cremoso e servir.

Sugestão:
Scott sugere um leite de "hempseed" (semente de maconha) como base no primeiro. Para fazer isto hidrate sementes de qualidade por 8 horas, triture-as com água e passe por um pano fino espremendo bem, pronto!

Como estamos no Brasil temos que fazer algumas adaptações de ingredientes:
- Goji berries*, substitua por morangos orgânicos (que estamos entrando na época), acerola ou damasco turco que é fácil encontrar.

- Agave nectar,  se não econtrar para comprar substitua por mel ou melado.

- Framboesa, substitua por amoras NATIVAS.

*Goji berries, também conhecidas como Wolfberrys, himalaian goji ou tibetan goji é uma frutinha vermelha com ricas propriedades nutricionais .  É uma fruta rara de ser encontrado em sua forma fresca, a não ser em seu local de cultivo, normalmente na Ásia. É também comercializada desidratada, vermelhinha. A Goji é rica em em vitamina C e tem diversos beneficíos. É docinha e pode ser consumida crua, em sucos, chás, tinturas ou iguarias culinárias. Na China é utilizada em preparos como arroz, sopas e legumes. Comprei um lote Chinês quando estava na Espanha e gostei muito, experimentei a desidratada e aprendi a hidratar em suco de laranja para uma boa dose de vitamina C.
**A Maca é uma raiz andina com propriedades nutricionais especiais e é conhecida também como ginseng andino. No Brasil é encontrada em pó em lojas de produtos naturais. Seu formato é algo entre o nabo e o rabanete.

Thanks Scott